quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O esquilo da mongolia


o esquilo da Mongólia é originário do deserto e áreas semi-desertas da Mongólia e nordeste da China. Dificilmente conhecido no brasil o esquilo da Mongólia é um dos dez mais favoritos animais da América em New York e é lá nos Estados Unidos onde ele é chamado de Gerbil (Meriones unguilatus) , ele é um dos 74 de sua espécie que é usado como pet, devido a ele ser tranquilo e bom de se criar como o porquinho-da-índia. Esse roedor foi descoberto em 1811 e ele só pôde  ser criado em cativeiro a partir de 1935 quando C. kasugo ,um zoologista japonês, levou ao seu país alguns  exemplares da bacia de Amur na fronteira da Rússia com a China, começando a servir de cobaia nos laboratórios, e assim começou a sua caminha no tempo. Em 1982 ele foi usado para detestar drogas nos maleiro de aeroportos.


 Alimentos: ele se alimenta de trigo, aveia, cevada em iguais quantidades, adicionada com 15% de milho e o resto com ração para roedores ou para a espécie. como petisco, larvas de tenébrio, um pouco de vagem seca, e verdura (alface, couve,chicória, espinafre) e legumes (cenoura, nabo) bem picados e lavados e ração.

Reprodução: juntar o casal desde pequenos para evitar brigas. Maturidade sexual a partir de 9 a 12 semanas. cio de 4 dias a cada 6 dias. Dar descanso depois de 30 dias após 5 meses de reprodução. Gestação de 6 filhotes. Separar filhotes com 3 a 4 semanas e por sexo com 1 mês (o macho é maior, com distância entre o ânus e o órgão genital mais longa, cerca de 1 cm -o dobro da fêmea- e pele escura na bolsa escrotal) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alimente o hamster